quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Não deixe que a pobreza se transforme em paisagem


Olá,
 
Sinto-me profundamente triste e abalada com uma situação que presenciei ontem de manhã, quando me deslocava para a escola levar a minha filha mais velha, sim porque apesar de ela ir todos os dias de autocarro, eu tinha acordado com a sensação que ainda estava mais frio do que no dia anterior (-2º) e também porque estava a chover, e se vou todos os dias levar a minha filha mais nova à escola que é perto de casa e vamos de carro, pois de lá já sigo para o meu trabalho, porque não levar a Margarida também, pois estou constantemente a pensar no conforto e bem estar das minhas Princesas.
Quando estava quase a chegar à escola, três crianças entre os 10 e 12 anos, de corpos franzinos e rostos amargurados, estavam ali à chuva num estacionamento perto de lojas comerciais a estacionar carros, sim é verdade talvez a tentar arranjar uns trocos para o pequeno almoço, se é que o costumam fazer, comer alguma coisa de manhã.
Ao lado do parque de estacionamento, estavam algumas roupas por debaixo de um patamar de cimento, talvez ali tivessem passado a noite, numa noite em que a temperatura deveria ter rondado os 4º negativos.
Naquele momento as lágrimas vieram-me aos olhos e pensei, é este o país em que vivo!!!! Lamentavelmente chegamos ao caos e pergunto-me a mim própria.
 
- Como é que os direitos das crianças são aplicados num país onde há pobreza infantil?
 
Está provado, que em Portugal, as crianças são das mais carenciadas ds OCDE - sobressai num relatório "Medir a Pobreza Infantil": mais de 27% das crianças portuguesas vivem em situação de carência económica.
 
- Terão as crianças culpa dos erros que os adultos cometem e continuam a cometer?
 
Não, de maneira nenhuma, pois todas as crianças vêm ao mundo para serem felizes.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário