quinta-feira, 28 de março de 2013

Desejo a todos uma Páscoa Feliz






Uma Santa Páscoa, com muita saúde, alegria e felicidade para todos.

Beijinhos.

Receita do Bolo Folar de Páscoa






E já que à pouco escrevi sobre a Lenda do Folar de Páscoa, aproveito também para vos deixar aqui a receita deste bolo. Espero que experimentem fazer, pessoalmente gosto muito.

Então aqui  para estes lados faz-se assim:

Ingredientes

500 gramas de farinha
100 gramas de manteiga
40 gramas de fermento de padeiro
150 gramas de açúcar
3 ovos
2 dcl de leite morno
sal q.b.
canela q.b.
erva doce q.b.
4 ovos cozidos


Preparação

Num recipiente próprio dissolve-se o fermento num bocado de leite morno e junta-se alguma farinha. Faz-se uma bola bem húmida e deixa-se a levedar por mais ou menos 30 minutos.

De seguida amassa-se o resto da farinha com o açúcar, o leite e os ovos e junta-se a bola de fermento. Deve-se bater este preparado muito bem, juntar a manteiga, o sal, as especiarias e bater atá a massa se soltar do recipiente.
Deixar este preparado num recipiente tapado com um pano grosso a levedar por mais ou menos 3 horas.
De seguida, faz-se então uma bola ligeiramente atachada, onde se coloca os ovos já cozidos e frios. Com um bocado de massa faz-se umas tiras que se coloca por cima dos ovos, pincela-se com uma gema de ovo batida.
Vai a cozer no forno bem quente até ficar bem dourado.

Experimentem, pois fica delicioso. Em relação às especiarias, podem colocar mais ou menos quantidade, conforme a vossa preferência.






A Lenda do Folar da Páscoa






Aqui em Portugal, é tradicional todos os anos fazer o Folar da Páscoa, um bolo tipicamente português e muito agradável de se comer.

Achei por isso, e uma vez que estamos muito perto da Páscoa, partilhar convosco a Lenda do Folar da Páscoa.

A LENDA DO FOLAR DA PÁSCOA

Reza a lenda que, numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana, que tinha como único desejo na vida, casar cedo.
Tanto rezou a Santa Catarina, que a sua vontade se realizou e logo lhe surgiram dois pretendentes, um fidalgo rico e um lavrador pobre, ambos jovens e belos.
A jovem voltou a pedir ajuda a Santa Catarina para fazer a escolha certa, e enquanto estava concentrada na sua oração, bateu à porta Amaro, o lavrador pobre, a pedir-lhe uma resposta e marcando-lhe como data limite do Domingo de Ramos.
Passado pouco tempo, naquele mesmo dia, apareceu o fidalgo a pedir-lhe também uma decisão. Mariana não sabia o que fazer.
Chegado o Domingo de Ramos, uma vizinha muito aflita foi avisar Mariana que o fidalgo e o lavrador se tinham encontrado a caminho da sua casa e que, naquele momento, travavam uma luta de morte. Mariana correu até ao lugar onde os dois se defrontavam e foi então que, depois de pedir ajuda a Santa Catarina, Mariana soltou o nome de Amaro, o lavrador pobre.
Na véspera do Domingo de Páscoa, Mariana andava atormentada, porque lhe tinham dito que o fidalgo apareceria no dia do casamento para matar Amaro. Mariana rezou a Santa Catarina e a imagem da Santa, ao que parece, sorriu-lhe. No dia seguinte, Mariana foi pôr flores no altar da Santa e, quando chegou a casa, verificou que, em cima da mesa, estava um grande bolo com ovos inteiros, rodeado de flores, as mesmas que Mariana tinha posto no altar. Correu para casa de Amaro, mas encontrou-o no caminho e este contou-lhe que também tinha recebido um bolo semelhante. Pensando ter sido ideia do fidalgo, dirigiram-se a sua casa para lhe agradecer, mas este também tinha recebido o mesmo tipo de bolo. Mariana ficou convencida de que tudo tinha sido obra de Santa Catarina.
Inicialmente chamado de folore, o bolo veio, com o tempo, a ficar conhecido como folar e tornou-se numa tradição que celebra a AMIZADE e a RECONCILIAÇÃO. Durante as festividades cristãs da Páscoa, o afilhado costuma levar no Domingo de Ramos, um ramo de violetas à madrinha de batismo e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhe um folar.


sexta-feira, 22 de março de 2013

Gráficos de Flores em Ponto de Cruz

Pois é, e porque a Primavera chegou, hoje trago gráficos de flores em ponto de cruz.

Dêem  asas à vossa imaginação e usem e abusem destes 
lindos gráficos em ponto de cruz.

Aproveito para desejar a todos um excelente fim de semana, com muita saúde, paz e amor.

Beijinhos grandes.




quinta-feira, 21 de março de 2013

A Primavera Chegou







A Primavera

A primavera é... O teu sorriso
A tua juventude o teu olhar
É tudo o que eu preciso
Para não ficar indeciso
Quando te vejo passar

A Primavera é… O amor
O renascer o germinar
O principio de cada flor
Perfumando com seu odor
Todos os tempos do verbo amar

A Primavera é cor… É sonho
É reviver com alegria
A fuga do Inverno tristonho
Passagem para o Verão risonho
Imaginação para a fantasia

A Primavera é… De novo vestir
O tempo que antes estava nu
É a natureza e o seu evoluir
A beleza que volta a reluzir
A Primavera… És tu.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Cachecol e Gorro em Tricot com Flor Vermelha

Este cachecol e gorro foram feitos à pressa para uma encomenda feita em cima da hora. Como já não tinha tempo, fiz o cachecol e a minha irmã fez o gorro.

Gostei do resultado final, as fotografias não estão grande coisa, mas tenho intenções de fazer assim um conjunto em algodão para a minha filha Catarina usar na Primavera e depois mostro mais ao pormenor.

quarta-feira, 13 de março de 2013

As Primeiras Orquídeas a Florescer em 2013

Apesar de ter tido uma grande desilusão com as minhas orquídeas  pois uma grande parte delas morreram no ano passado e ainda não sei muito bem o porquê, mas aos poucos e poucos sei que vou conseguir voltar a ter as plantas que tinha e com mais variedade.

Esta são as primeiras que floresceram este ano, o Inverno tem sido rigoroso e também não ajuda nada, mas pode ser que com a chegada da Primavera e com os dias mais quentes abram mais flores.

Espero que gostem tanto quanto eu.